sexta-feira, 7 de outubro de 2011

No futebol, um mais um não são dois...

És o futebol uma ciência exata? 
É possível calcular as chances claras que um time ou outro tem de ser campeão, de conseguir chegar à Libertadores, ser rebaixado e etc?

Não, não e não!!!

À Tribuna, o matemático Tristão Garcia traçou um cenário para os times que podem conseguir o acesso na série B do Brasileirão:
"Na última rodada, os times precisam ter somado 64 pontos para garantir o acesso sem depender de tropeços dos concorrentes. A chance de isso falhar é de menos de 2%. Muita coisa teria que sair da normalidade"

Ah, tá... "sem tropeços dos concorrentes"; "sair da normalidade"
Assim, pensando que nada vai sair do normal, fica fácil. 
Mas, desde quando é fácil saber quanto vão ser os próximos jogos?  (...)
É justamente essa dificuldade em prever os resultados que torna o futebol tão interessante e emocionante. Como diria o "outro", "o futebol é uma caixinha de surpresas".

Dentro dessa "caixinha de surpresas", nenhum mágico, nenhuma Mãe Diná e, muito menos, nenhum matemático vai me convencer que as probabilidades são confiáveis.

"Ah, Wilches, e os matemáticos?"
Calma, amigão... Não é nada contra o Tristão ou o Oswald Souza. Eles devem ser ótimos matemáticos, mas, me desculpem, senhores, nenhum teorema, nenhuma fórmula, nada, absolutamente nada além da bola rolando nos gramados explica o futebol.

Na série A do Campeonato Brasileiro, o Atlético - MG, por exemplo, tem 74% de chances de ser rebaixado, segundo os matemáticos. 
Por quê?
Segundo os matemáticos, porque vai ganhar uma aqui, perder outras ali, os adversários vão ganhar pontos, perder pontos. A soma disso tudo coloca o Galo como quase rebaixado.
O problema é que a matemática não calcula a força dos jogadores. Não leva em consideração que os atletas podem, de um dia para outro, tirar forças extras, antes inimagináveis, e conseguir ganhar jogos importantes.
Quantas vezes já nos deparamos com times que provaram que as estatísticas e a matemática não são como "um mais um"?

Em 2008, na 28º rodada do Brasileirão, o São Paulo estava na quinta posição. Hoje, o Fluminense é a equipe que ocupa o 5º lugar, e tem menos de 2% de chances de levar a taça.
Pra traçar uma comparação simples, o São Paulo, em 2008, tinha chances parecidas - um pouco pra mais, um pouco pra menos em função dos duelos e etc.
Você se lembra? O São Paulo foi campeão!!! 
Bom... no futebol, um mais um são 6 (pontos). 'Dividir' só se for pra roubar a bola do adversário.
Não me venha dizer que o Vasco, o Corinthians, o São Paulo têm xx% de chances de título.

O futebol é mais, muito mais, e só é decidido no apito final!

Um comentário:

  1. Cara, essas matemáticas que fazem durante o Brasileirão é a coisa mais tosca do mundo.
    O Flu em 2009 se nao me engano, faltando 10 rodadas pra acabar o BR, tinha quase 90% de chance de rebaixamento se nao me engano (isso segundo os matemáticos né)...
    Do nada o Fred começou a meter gol a rodo e o Flu se livrou... e o engraçado é que no ano seguinte foi CAMPEÃO...

    Essas materias de matematica só servem pra vender jornal e ganhar acesso em sites da net.

    ResponderExcluir